terça-feira, 1 de novembro de 2011

Review - Episódio 2x03 "Save the Last One"


Herói ou vilão?

Eu realmente não gosto de comparar a série “The Walking Dead” com os quadrinhos, porque além de ser chato, eu posso acabar dando spoiler para quem não leu as HQs. Mas está se tornando impossível não fazer isso, principalmente depois desse último episódio.

Assim sendo, não acho que seja um spoiler tão grande dizer que a série tem uma diferença fundamental com relação aos quadrinhos: Shane continua vivo. Nos quadrinhos, Shane serviu para dois propósitos básicos: no primeiro arco da história, serviu para mostrar que os zumbis eram na verdade menos perigosos do que os humanos; após sua morte, se tornou um fantasma, sempre presente quando Rick tinha que tomar alguma decisão difícil, lembrando-o das profundezas morais nas quais um homem pode afundar quando não tem nenhuma força moral para seguir além da sua própria.

Compare isso a este episódio, que começa com Shane e Otis fugindo de uma horda de zumbis num colégio abandonado e montando um elaborado plano de fuga, enquanto Rick passou o episódio inteiro fazendo a mesma coisa que fez semana passada: sentado ao lado de Carl, discutindo dilemas existenciais e o futuro do filho com sua esposa Lori (este, aliás, foi um episódio extremamente existencial. Além do debate entre Rick e Lori, tivemos ainda Glenn e Maggie conversando sobre a provável inexistência de Deus, e Andrea dizendo a Daryl que não está certa do porque ainda está viva). Pode-se dizer então que existem dois lados em “The Walking Dead”: por um lado, é uma série sobre a sobrevivência em um mundo infestado por zumbis; por outro, uma série que questiona se vale a pena tentar permanecer vivo em um mundo infestado por zumbis.

Nos quadrinhos, Rick é o personagem central de ambas essas vertentes da história. Ao que parece então, o Rick dos quadrinhos foi dividido em dois personagens na série: Rick, o intelectual emocional que está ali para justificar a sobrevivência em um mundo morto; e Shane, o cara que realmente tem que tomar as decisões difíceis para manter o grupo vivo. Um desenvolvimento interessante, mas que também pode acabar tornando Rick num personagem extremamente chato.

E quando Shane surgiu sozinho na fazenda, trazendo o respirador para salvar Carl, eu meio que já imaginava que ele havia sacrificado Otis para poder sair vivo do grupo de zumbis – uma escolha que levanta questionamentos. Qualquer um naquela situação faria a mesma coisa, mas será que vale a pena sacrificar um paramédico (o que é útil para o grupo) para salvar um garoto, digamos, inútil? Muitos podem argumentar ainda que Shane fez aquilo apenas para “equilibrar a balança”, afinal o erro de Otis poderia ter matado Carl, e sua morte consertaria esse erro.

Independentemente disso, Shane fez uma escolha moral difícil – e como seus irmãos de canal de “Breaking Bad”, decidiu refletir essa escolha raspando a cabeça. Eu não sou avesso a personagens tendo longas conversas sobre o sentido da vida, mas o enredo de Shane foi mais estimulante e imediato do que qualquer coisa que vimos até agora nesta temporada. Ele fez um sacrifício por um menino que ama como um filho. E sua única recompensa foi assistir Rick sendo feliz com sua família, enquanto ele subia para lavar o sangue de um homem mortos das mãos.

Morte de zumbi da semana: Não foi a morte do zumbi que ganhou o prêmio essa semana, mas sim a situação em que ele foi encontrado: pendurado em uma árvore, com uma corda amarrada ao pescoço e a carne das pernas devorada. A imagem do homem que cometeu suicídio e acabou se tornando um zumbi foi uma das mais poderosas e assustadoras já mostradas em “The Walking Dead”, e não poderia deixar de figurar aqui.

23 comentários:

Thais Belo disse...

... pois é ... o que será que esse "coisa" linda de homem é !?
pra mim tanto faz ... com essa cara de marginal, rsrs, ele ficou lindo demais ! kkkk
agora falado serio: Acho que ele heroi. Pô, ele estava pensando o tempo todo no Calr .. e o gordinho estava ali, quase, eu disse, quase atrapalhando .. porque não da-lo de bandeja pros errantes pra salvar sua própria vida e do garoto. Eu faria o mesmo, ou não ! hehehe !


Anciosa pro proximo episodio ! :D

www.comoandathaisbelo.blogspot.com/

Caio Falcão disse...

Thaís, acho que isso que é o legal no Shane: não fica claro se ele é bom ou ruim. O cara já errou tantas vezes, mas sempre que ele erra tem algum sentimento por trás. Acho muito válida essa dualidade nos personagens, deixa a série bem mais interessante de ver!

Caio,
The Walking Dead Brasil

Anônimo disse...

Pra mim, ele quis salvar o proprio rabo. Porque quem quer salvar um, se importa com todos, quem quer salvar o proprio rabo não se importa com ninguem. Porque deixa-lo lá, vivo. sendo comido pelos mortos, porque não um tiro na cabeço logo? Seja pela criança ou por ele mesmo, não concordei com a atitude dele!

Anônimo disse...

Acho q shane fez a coisa errada nao por ter sacrificado otis mas por quem ele sacrificou pelo carl como ja dito um garoto inutil ,e como Rick e Lori estavam discutindo se valia a pena Carl viver nesse mundo , se ele morrese seria carga a menos e talvez eles ate aceitassem a morte dele.

Mancia disse...

Antonio acho que vc esta meio certo não totalmente shane precisava levar as paradas para o carl viver e o otis estava empatando
mas ele deveria ter atirado na cabeça do otis para poupar do sofrimento isso eu concordo com vc
agora vamos ver o que acontece nos próximos capitulos

mila disse...

na minha opinião não é nem herói nem vilão...ele apenas juntou o útil ao agradável, ossos do ofício

Persio disse...

Acho q o pessoal não tá pensando em perspectiva... a ideia de quando Shane e Otis foram buscar os equipamentos eles não sabiam que seriam seguidos por um grupo enorme de zumbis e ficariam sem balas, eles queriam pegar os equipamentos, sair de lá na boa e salvar o garoto. Infelizmente na hora do aperto o Shane precisou atirar em Otis pra sobreviver e ainda levar os equipamentos.

Anônimo disse...

Hummm...eu terminei de assistir ao episódio com a sensação de " pô...caráterzinho duvidoso o do Shane hein".
Maaas...se pensarmos na situação em que ele se encontrava, não tinha outra saída. Dificilmente eles escapariam dali com vida. Por outro lado, eu achei covardia deixar o Otis ali, com vida, pra ser comido. Acho que seria mais "honroso" dar um tiro na cabeça dele para evitar que o coitado sofresse.
Nesse caso, o Shane foi 1/2 herói e 1/2 bandido. Pronto!

Equipe ToonSeries disse...

Shane é o anti-herói de TWD, como já mudaram a história do personagem em relação aos quadrinhos acho que vai ficar interessante esse novo rumo que vão dar pra ele.
O fim justifica os meios.

thais tot disse...

esse é o mal do mundo de hoje. todo mundo pensando somente em si. nada justifica o que o cara fez. sacrificar uma vida humana, e ainda mais o cara que tava ali ajudando ele. E ele nem fez pelo garoto (o que tambem nao justificaria) e sim pra ele mesmo (foi o que percebi). Pra mim foi o episodio mais desgostoso. Fiquei aturdida com essa cena. Falta de carater!!! E me admira as pessoas aqui falando "ah eu faria o mesmo" ah ta.. e se vcs fossem o gordinho hein?gostariam q fizessem isso com vcs? tremenda sacanagem!!! Tomara que este cara morra logo e de forma bem pior do que ele fez com o gordinho. Outra que torço pra morrer logo é a esposa do policial. Safada, ela quer é ficar com os dois. Qdo o cara queria ir embora (a unica atitude digna q ele tomou) ela praticamente implorou pra ele nao ir.. Ela ta é com vontade de ficar com os dois. Nao presta pra nada.. morre logo.

Neena disse...

Li os spoilers antes de assistir ao episódio, assisti meio decepcionada com Shane, mas na hora que ele foi tomar banho eu perdoei ele :D

Anônimo disse...

pós e galera assim como vcs eu sou mas um fã da serie e axei que o shane fez foi só pra livra sua pele e ganhar uns pontos com a lori masa tenho uma ipo tese para o tiro ser na perna e nao na cabeça, pós se foce na cabeça o otis tinha morrido na hr e não chamaria a atenção dos errantes que iriam pesar que era outro abatido.
po é esperando enciosamente o próximo episodio

Anônimo disse...

Ele é mal. Pow dá um tiro na cabeça do Otis então!

klayton doido varrido disse...

Anônimo

Olha,nao da pra dizer que os zumbis iam deixar o Otis se o Shene matase de uma vez acertando a cabeça,pois zumbi so quer saber de carne,sendo fresca melhor ainda[tanto é que tem varias cenas na serie de zumbis comendo varios mortos em varios momentos diferentes]entao foi judaria dar na perna

Anônimo disse...

Não cara eu vi o episodio com calma o shane sacrificou o otis porq eles não iam conseguir chegar até o carro então ia morre ele,otis e o carl.mais o que ele fez com otis foi crueldade pow atirava na cabeça ou no pescoço..ai foi Tenso

Anônimo disse...

Escroto pra caramba o Shane, não deu nem uma chance pro cara, se ele fosse morrer ia morrer tentando, nem gosto dele (:

Wallace disse...

O Shane simplesmente pensou no mais óbviou do momento, "matar" o Otis para que os zumbis não chegassem até ele e conseguir levar os equipamentos que salvariam a vida do garoto Carl(que o shane admitiu que "ama")Porém, a crueldade da cena, foi o Shane ter atirado na perna do Otis e não na cabeça. Pensando no cenário, vários mortos correndo atrás de você, você com a consciência pesada em "tenho que salvar o garoto" e ainda preocupado se irá conseguir faze-lo..Eu faria o mesmo que o Shane sem dúvidas, até porque o culpado de eles estarem ali é do Otis :p

Anônimo disse...

Sinceramente, pra mim na série, o Rick já podia ter morrido a muito tempo...Shane tá sendo o fodão da série e botando o Rick num chinelo afundado em bosta! Shane tá fazendo o que tem que fazer pra manter todos a salvo, enquanto Rick tá só no mimimi!

E olha que odiava o Shane nos quadrinhos hein....espero que ele não tenha o final que teve nos quadrinhos!

Anônimo disse...

Eu tambem acho que ele meio que foi o vilao e heroi...quer dizer ele cometeu erros por uma "causa boa e ruim" que dizer o cara mata o gordo que poderia ser bem mais util por um menino como o cara que posto disse "inutil" mas por outro lado ele salvou uma crianca acho que todos fariam a mesma coisa se um monte de errantes tivesse atras de vc...cagava nas calças^^

Anônimo disse...

Nada aver isso aí, Otis que salvou a pele do Shane várias vezes ali. Teria ficado feliz se Otis tivesse dado o tiro no Shane kkkkk

Loola92 disse...

Eu fiquei cansada de toda essa reflexão do Rick.
E mesmo que o Shane tenha contribuido para salvar a vida do Carl, não achei correto ele ter matado o Otis, ele podia ter pelo menos tentado não ir por esse lado. Eu continuo não gostando do Shane, espero que ele morra em breve :)

Luana disse...

O que eu sempre achei interessante nesses filmes e seriado de zumbis, é que mostram como as pessoas agiriam sem lei e é quase sempre a mesma coisa, acabam mostrando o pior lado.. Quando Shane tava com o pé machucado e disse pro Otis continuar sem ele, Otis não aceitou e ajudou ele a levantar. E depois o Shane fez aquela covardia. Mesmo indo pensar pelo o lado prático ele continua estando errado. Não existe nenhuma justificativa pra o que ele fez, tirar a vida de uma pessoa pra poder salvar outra, é no minimo monstruoso. Quando vejo as ações e os comentários das pessoas é que dou graças a Deus por não ter perigo dessas coisas acontecerem na vida real, pq não iria nem precisar de zumbis pra matar uns aos outros, as proprias pessoas se encarregariam disso. E eu sou muito mais o ''mimi'' do Rick, do que a falta de carater do Shane. (y)Quem aprova esse tipo de comportamente é pq deve se identificar ;)

Alexandre Felipe disse...

O Shane atirou a perna pro Otis continuar se mexendo e chamar mais a atençao dos zumbis eh obvio. Se ele tivesse caido no chao morto logo uma meia duzia de zumbi caia em cima dele e os outros 20 iam seguir o Shane cambaleante. Ja com o Otis se debatendo e lutando ia criar uma confusao e chamar a atençao de todos os zumbis, dando chance do canalha fdp do Shane vazar.