terça-feira, 23 de novembro de 2010

Review - Episódio 1x04 "Vatos"


“The Walking Dead” mal começou e já entra na reta final dessa primeira temporada, com um ótimo episódio e um acontecimento que vai mudar de vez a vida dos personagens da série.

Vatos começou de onde o episódio passado terminou, com Rick, Glenn, T-Dog e Darryl procurando Merle. Após mostrar como Merle escapou (e de quebra, revelar o quão durão e perigoso ele pode ser) é que a história propriamente dita do episódio teve início, com o grupo enfrentando uma gangue de sobreviventes mexicanos. No geral, essa trama não adicionou ou mudou nada na história geral da série, mas serviu para reforçar a idéia do que as pessoas são capazes de fazer para sobreviver.

A outra trama do episódio foi a do surto de Jim, que começou a cavar buracos por todo o acampamento. Com isso, pudemos conhecer o personagem mais a fundo, inclusive seu passado, e subentender que uma pessoa que viu toda a sua família ser comida por zumbis realmente não poderia estar em seu juízo perfeito. Mas eis que, no final, veio a cena que mudou completamente o rumo do episódio – e da série.

Mesmo já sabendo o que ia acontecer, o final de Vatos me surpreendeu. E, por mais que eu quisesse que os roteiristas tivessem ido contra as HQs, a morte de Amy era inevitável. Desde a cena inicial do episódio, o maravilhoso diálogo entre ela e sua irmã Andrea, esta parecia ser a despedida da personagem.

Matar personagens interessantes é de praxe em filmes de zumbis, pois evidencia o fato de que ninguém ali está seguro. A qualquer momento, qualquer um pode morrer. Quem já leu as HQs sabe bem disso, personagens importantes morrem o tempo todo, sem o menor pudor. E, por mais que tentemos não nos apegar aos personagens, isso é muito difícil, ainda mais em uma série com personagens tão carismáticos e bem trabalhados como “The Walking Dead”.

A cena final foi muito emocionante, merecendo destaque a atuação impecável de Laurie Holden, que conseguiu transmitir toda a impotência de Andrea em fazer algo pela irmã naquele momento, e arrancou lágrimas de quem, assim como eu, já se tornou fã da série nesses poucos quatro episódios. Sua personagem, que até então vivia apenas para a irmã, não tem mais a que se apegar, e ver sua transformação depois do ocorrido pode ser muito interessante. Além disso, com o acampamento atacado, os sobreviventes terão que encontrar um novo abrigo – e tudo leva a crer que esse será o mote do final dessa temporada e provavelmente da segunda.

Desde já, ansiosíssimo pelo próximo episódio...

Morte de zumbi da semana:

Dessa vez, o destaque vai para a grotesca cena do ataque ao acampamento, com vivos e mortos-vivos matando uns aos outros com generosas doses de sangue, cabeças explodindo, membros arrancados, pescoços rasgados, e uma brilhante trilha sonora dando o tom da cena. Simplesmente a mais sangrenta do ano.

Nenhum comentário: