segunda-feira, 28 de junho de 2010

Entrevista com o artista de maquiagem especial de "The Walking Dead", Greg Nicotero


O artista de maquiagem especial de "The Walking Dead", Greg Nicotero (que, entre outros, já trablhou em "Dia dos Mortos" de George Romero, e "Bastardos Inglórios" de Quentin Tarantino), concedeu uma entrevista direto dos sets da série, onde falou sobre o visual dos zumbis, e sobre as filmagens de algumas cenas bem sangrentas. Confira:


Você têm criado zumbis para George Romero durante anos. O que te fez querer agarrar "The Walking Dead"?

Eu sou um grande amigo de Frank Darabont desde antes de ele dirigir "Um Sonho de Liberdade", e nós compartilhamos um interesse e devoção nostálgica semelhantes para "Noite dos Mortos Vivos" de George Romero. Nós começamos a falar sobre este projeto há aproximadamente três ou quatro anos, quando Frank estava falando sobre querer fazer algo diferente com zumbis, e o que nós poderíamos fazer para fazer estes caras parecerem novos e originais. E dali pra frente, têm sido como "Ei cara! Nós conseguimos criar zumbis!"

Como estes zumbis diferem dos que você criou para Romero?

Nós usamos a HQ certamente como inspiração. Nós sempre tentamos inovar, e porque eu fiz tantos outros projetos que sempre é uma dessas coisas onde você termina um filme e vai, "Oh cara, da próxima vez eu sei como nós podemos fazer isto melhor. E depois disso eu sei como nós podemos fazer até melhor que isso". Nós pegamos tudo o que nós aprendemos em todos estes outros projetos, e aplicamos eles para usar materiais novos e técnicas novas - até mesmo algo tão simples quanto um zumbi que leva um tiro na cabeça: Nós realmente nos sentamos e trabalhamos do melhor modo para fazer parecer realístico e prático.

Qual foi sua solução?

Bem, nos anos 70 eles colocavam pequenos explosivos nas cabeças dos figurantes e os detonavam. Então você chega ao ponto onde se você tivesse que usar explosivo, só poderia ser em um dublê. Mas para "The Walking Dead", nós vamos por um tipo físico muito específico: Todo zumbi que nós vemos parece muito alto e muito magro e muito abatido. Um dos pontos da história é que estes personagens estiveram mortos por tanto tempo que eles estão passando fome, e comerão praticamente qualquer coisa. Eles comerão um cavalo, eles comerão um rato. Assim nós construímos estes apetrechos auto-tiro-na-cabeça de onde escapa ar comprimido. Você enche um tubo de sangue, e então você usa uma bomba-de-pé para obter uma borrifada de sangue realmente grande. Você pode prender isto em qualquer pessoa que você quiser, e então de repente você tem uma ferida de cabeça instantânea.

Uma das cenas mais infames na HQ é quando os zumbis comem um cavalo de verdade. Como foi filmar isto?

É quase como um ataque de Piranhas - realmente estava como uma alimentação frenética. Nós tínhamos trinta figurantes que se apoiavam em um cavalo protético que nós criamos, e eles começaram a arrancar seus interiores e suas entranhas e enlouquecer. Eles estavam enfiando suas cabeças e suas mãos nele. Eu tipo que os aticei com um pouco de frenesi antes de nós filmarmos, e era engraçado porque em um certo ponto eu fui até Frank e eu disse "Dude, estes caras estão tão loucos que é melhor você filmar isto rápido antes que eles dividam o cavalo ao meio!"

O que você fez para deixá-los assim tão loucos?

Eles me viram carregando o cavalo. Nós fizemos todas estas tripas e entranhas e órgãos de silicone. Assim eu vim com esta caixa gigantesca cheia de entranhas e um balde gigantesco cheio de sangue e eu comecei a encharcar tudo e colocar tudo dentro do abdômen do cavalo. E literalmente, quanto mais coisas eu pusesse lá, mais excitados eles ficavam para se aproximar e começar a arrancar isto. Assim, até que eles tivessem visto tudo carregado e o estômago estava todo cheio e havia sangue nisto, foi só "Pronto. 3, 2, 1. Vão! " O gore foi instantâneo.

Frank descreveu o quão quente têm sido em Atlanta. Como isso afeta sua maquiagem?

As maquiagens que nós estamos fazendo são relativamente à prova de balas. Mas quando as pessoas começam a suar ou esfregar seus pescoços, você tem que entrar e retocá-las. É complicado. Eu não posso me lembrar quando eu trabalhei nestas circunstâncias, especialmente filmando de dia. A maioria dos shows de zumbis como este são filmados à noite. Assim ter um zumbi em pleno dia numa série de TV, descendo a Avenida Peachtree no centro da cidade de Atlanta, é desafiador. Tudo tem que resistir a testes bem difíceis.

Nós mostramos uma galeria de artes conceituais que mostram um zumbi decomposto. Os zumbis passarão por aquelas mudanças com o passar da série?

Uma conversa que Frank e eu tivemos no começo de nosso preparo era "Quão distante eu os levo... Nós queremos poder mostrar a degradação destes zumbis com o passar do tempo." Assim algumas maquiagens de zumbi aparentam ser um pouco mais recentes, algumas parecem um pouco mais decompostas. Esta é a primeira vez que nós já escolhemos os zumbis atuais que serão mostrados. É uma coisa para colar próteses no rosto de alguém, mas se você tem alguém que tem muitos personagens e eles têm uma estrutura realmente boa em seus rostos, é ótimo. Nós iremos para o jantar e uma garçonete passará, e nós diremos "Cara, ela seria um ótimo zumbi."

Traduzido e adaptado de: AMC

Nenhum comentário: