segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Review - Episódio 2x01 "What Lies Ahead"


A volta dos mortos-vivos – em grande estilo.

Após uma primeira temporada praticamente irrepreensível (à exceção do episódio final), “The Walking Dead” finalmente está de volta. Foram 10 – sim, 10! – meses entre uma temporada e outra, mas a espera valeu a pena, e fomos presenteados com um episódio tenso, dramático, e cheio de ação – tudo isso na medida certa.

What Lies Ahead começa de onde a primeira temporada terminou, com os sobreviventes ainda lidando com as consequências da explosão do CCD. E como se isso não bastasse, eles logo são atacados por uma horda de errantes, numa das seqüências mais tensas que eu já vi. Foi desesperador ver os sobreviventes se escondendo das criaturas debaixo dos carros, mas as cenas mais claustrofóbicas mesmo foram as de Andrea escondida no armário do trailer e de Daryl e T-Dog debaixo da pilha de corpos.

Depois da sequência do ataque, o episódio realmente fez uma pausa pra respirar, mas não perdeu o clima de tensão e desespero que “The Walking Dead” transmite com tanta perfeição, mesmo nas cenas que se passam em ambiente aberto – um exemplo claro é a cena de Sophia correndo pela floresta, perseguida pelos dois errantes.

Desde que o trailer da temporada foi liberado, eu achei que Sophia fosse morrer (apesar disso não acontecer nos quadrinhos que inspiraram a série), mas ainda bem que isso não aconteceu, e a busca pela garota acabou rendendo momentos ótimos, como a dissecação do zumbi e a cena da barraca.

O episódio também entrou em um tema que ainda não havia sido muito abordado pela série: a religiosidade dos personagens. Muitas séries pós-apocalípticas (leia-se: “Falling Skies”) acabam soando piegas ao entrar nesse tema, mas a abordagem dada por “The Walking Dead” se encaixou muito bem no contexto da trama, e a cena de Carol rezando pela filha foi emocionante. Quando Rick fez o mesmo, a cena foi um pouco banal, mas a gente releva. Espero que nos próximos episódios a série aborde mais essas questões espirituais, pois se bem trabalhadas, elas podem render discussões muito válidas.

O único problema de What Lies Ahead é que os personagens pouco evoluíram da primeira temporada pra cá. Isso é até compreensível, afinal o tempo decorrido entre uma temporada e outra foi muito curto, mas já está na hora de desenvolver os personagens. Espero que a chocante cena final (a mais bem dirigida do episódio, por sinal) e a inclusão de um novo refúgio e novos personagens (quem já leu as HQs sabe do que eu estou falando) no próximo episódio realmente mude a dinâmica do grupo e insira elementos que dêem um novo fôlego à série.

Morte de zumbi da semana: Foram tantas... Mas a melhor mesmo foi a do zumbi que teve o olho perfurado diversas vezes por uma chave de fenda. Com Andrea ninguém brinca não, rapá!

6 comentários:

Thais Belo disse...

oiii.. Acabei de ver o 1º episodio e .. AMEI ... me emocionei com a Carol "conversando" com Deus ... confesso que essa historia da criança que se perde e movimenta o grupo todo para resgata-la é meio manjada .. (isso quase sempre acontece) .. mas a dinamica do episodio esta fluindo ... o bonitão querendo ir embora ... me poupé né!? .. rsrsr quando será que o Rick vai descobrir que a esposa dele teve um afair com seu melhor amigo .. !? rsrs .. to doida pra saber como vai ser a reação dele ... mas temos que espear ... e aquele final, hein ! saibia que ia acontecer alguma coisa, com akele veado lá .. mas o filho do Rick ser baleado ... será que ele morreu!? .. bom . agora é esperar pra ver ! .. até o proximo episodio ! :) .. bjas !

www.comoandathaisbelo.blogspot.com

Persio disse...

O episódio foi bom, problema é que com tanta espera a expectativa estava muito grande. A sequencia da Rodovia foi muito boa, não gostei muito do tempo decorrido na procura pela menina, ela podia ter sumido mais pro final e o tempo do episódio ser aproveitado melhor. Também achei a cena de abrir o "walker" muito forçada, eu curto umas cenas fortes e tal, mas podia ter sido um pouco mais curta, evita que pessoas com estomago mais fraco parem de assistir, assim mantém a audiência alta e garante a continuidade da série!!

Renan Bastos disse...

gostei do suspense no final sera que o filho do rick vai morrer

Anônimo disse...

Qdo é que a fox reprisa e qual horário, alguém sabe???

Suélio disse...

Minha maior curiosidade é saber o que aquele cientista do final da 1ª temporada falou pro Rick.

Filipe disse...

Suélio, ele disse que a mulher dele tá gravida! rsrs e deve ser do outro lá!